Carnaval


O carnaval é uma festa que se originou na Grécia antiga em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa, que os gregos chamavam de bacanais ou lupercais, realizava-se cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela sua produção. Posteriormente, os romanos, com as saturnais, inseriram bebidas, danças, alegorias e até orgias sexuais na festa, tornando-a cada vez mais popular e disseminada pelo mundo a fora.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, bem como criadas as escolas de samba, suas alegorias, fantasias e enredos, e assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

É claro que o carnaval ao longo dos anos tem se transformado e em cada país e região específica, como no Brasil, ele tem suas peculiaridades. No Maranhão, por exemplo, o carnaval de rua com desfiles de blocos, fofões e colombinas ainda é uma forte tendência, enquanto que na Bahia são as micaretas que ditam o ritmo do carnaval, sempre guiado pelos trios elétricos. Já no Rio de Janeiro e em São Paulo, a festa é representada pelas fantasias, alegorias e ritmo das escolas de samba, tão famosas em todo o mundo.

O fato é que o carnaval, embora seja uma festa profana, nasceu com cunho religioso, onde festejava-se o renascer da primavera e agradecia-se a mãe terra por suas dádivas. Por isso, sorria, dance, coloque sua fantasia e festeje a vida neste curto reinado de momo. Mas sem esquecer do verdadeiro sentido do carnaval: o festejo pela vida e pelo planeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s