Onde estão os romances brasileiros com temática gay?

Por que é tão difícil se encontrar no meio da literatura atual um romance gay ou mesmo um com temática gay? Por que tanto preconceito e restrição ao tema no meio dos literatos e editoras?

Esta indagação me fez pesquisar o assunto e pude constatar que apenas uma parcela quase insignificante de escritores brasileiros abordam o tema em seus romances. Mas o porquê disso é que deve ser algo preocupante, uma vez que reflete uma posição homofóbica diante de uma sociedade cada vez mais heterogênea, e por causa disso mesmo constituída de muitos homossexuais e que se vêem sempre excluídos.

Não falo aqui das abordagens caricatas que costumam aparecer nas telenovelas ou filmes, mas sim no assunto homossexualidade e suas complexidades para ser  aceita e vivida em uma sociedade repressora como a nossa. Eu jamais tive, por exemplo, o prazer de folhear um livro ou mesmo ler algum romance gay onde o assunto é tratado de forma analítica, responsável e coerente.

Jamais pude ver ou escutar um escritor afirmar que está trabalhando em um romance gay, onde pretende colocar todas as vertentes do mundo gay, e mostrar para todos os segmentos sociais, a vida de um gay. É preciso que  este panorama seja mudado, e para isso devemos encorajar a nova geração de escritores e também os já consolidados, de que existe um público gay carente de ser projetado como protagonistas de suas próprias histórias. Além disso, esta seria uma excelente forma de educação para melhor combater a homofobia, pois um bom romancista terá sempre o cuidado em minuciar o drama da vida  que um gay vive para se assumir como tal e para que continue vivendo diante de todos os desafios que enfrenta para consolidar suas conquistas, tanto no campo profissional como no campo afetivo.

Não estou aqui querendo afirmar que deve-se fazer uma apologia a homossexualidade, mas é preciso que, não mais vedamos os olhos diante deste fato. É preciso que se escreva sobre o amor gay, pois a sociedade sabe que ele existe, mesmo que finja que ele não existe. E nós, enquanto intelectuais e escritores precisamos dá voz a este segmento da sociedade para que de fato possamos corroborar para a erradicação da homofobia da sociedade brasileira.

3 comentários em “Onde estão os romances brasileiros com temática gay?

  1. Presente! 😉
    Perdoe-me se vai parecer propaganda, mas não pude deixar de omentar. Quando eu escrevi o livro “Depois de Sábado à Noite”, minha intenção foi justamente a de revelar à sociedade a existÊncia de uma cultura gay e de mostrar aos próprios gays um espelho para que eles pudessem refletir sobre seus comportamentos e atitudes. Todos os personagens de minha obra são gays assumidos, os quais eu uso como modelos de identificação dos leitores homossexuais, sem esterótipos e tabus.
    Mas você tem razão sobre a escassez de obras do gÊnero. Ano passado, quando estive na Bienal, constatei isso com profunda tristeza. Até mesmo no estande de uma editora que possui um selo destinado apenas à obras do gênero, os livros gays eram quase inexistentes. E os que haviam, eram de difícil identificação, pois as capas eram evasivas, como se fosse intenção da editora “esconder” que eram livros gays.
    Ou seja, não há um estímulo para a literatura gay no Brasil. Ainda estamos anos luz atrás dos EUA, por exemplo, que há anos possui uma premiação destinada a este tipo de obras. Mas tenho a esperança de que chegaremos lá!

    Ah, depois passa lá no meu blog e me ajuda a engrossar o coro contra os insultos preconceituosos que venho recebendo de fanáticos religiosos. Comenta lá no texto que escrevi sobre isso.
    Abração e parabéns pelo post!

  2. sou uma leitora assidua e ecletica. Gosto mesmo de um bom romance, gay ou não
    tem que me prender a atenção. Mas livros com personagens gay sem exteriotipos
    esta muito escasso no mercado literário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s