Homofobia x preconceito

O cerne da luta do movimento gay pesa sobre dois grandes pilares; a luta contra a homofobia e contra o preconceito. Destes dois pólos, um tanto quanto diversificados, todas as demais lutas do movimento gay procuram suas diretrizes e engajamentos para defenderem seus direitos civis e humanos.

Mas sendo gay ou não, todos nós precisamos saber fazer a distinção entre o que é homofobia e o que é preconceito, uma vez que pode até ser tolerável que eu seja preconceituoso, mas homofóbico não.

Isto por que, homofobia, que é a caracterização da aversão à homossexualidade, é considerada um crime. Tanto que muitos Estados, como o Maranhão, já institucionalizaram o combate a homofobia através de projetos de lei.

Essa medida tem levantado muitos questionamentos, sobretudo naquilo que tange à liberdade de expressão, que garante a todo e qualquer cidadão brasileiro, manifestar-se de acordo com aquilo que ele julga certo e correto. Assim, por exemplo, um homem tem todo o dinheiro de não gostar da prática da homossexualidade ou mesmo de conviver com um gay. Ele pode até gritar para os quatro cantos do mundo essa sua posição e comportamento preconceituoso, e não será punido por causa disso, pois a Constituição Federal lhe dá esse direito. Mas o que ele não pode é ter uma atitude homofóbica como, por exemplo, agredindo um gay de forma verbal, moral ou física.

O x da questão reside exatamente em saber que emitir uma opinião pode ser caracterizada como preconceituosa ou não, e a pessoa é livre para ter preconceitos e opiniões, embora essa não seja uma atitude muito louvável, pois a própria palavra preconceito emite um conceito previamente formulado antes de se conhecer as coisas de fato.

Vivemos em um país democrático e de liberdade de expressão e exatamente por isso que o preconceito é tolerável e até respeitado enquanto opinião. Mas a homofobia que, não só é aversão criminosa à homossexualidade, mas também fruto de uma concepção de que ser homossexual é uma aberração que deve ser combatida, esta sim precisa ser vigiada, coibida e punida, pois muitos crimes de homofobia não se limitam apenas à agressão física, moral ou verbal, mas também a homicídios, como foi o caso do assassinato de Sabrina Drummond, travesti assassinada na Avenida Guajajáras em fevereiro, vítima de um serial killer homofóbico, e que confessou que já havia matado mais três travestis pelo simples fato de serem homossexuais.

Portanto, é tolerável ter preconceito contra homossexuais, desde que este se limite a uma mera opinião e comportamento. Mas quando a coisa parte para uma atitude e ação, caracterizando-se em homofobia, será certamente punida. Os direitos humanos e civis também garantem que ninguém deva sofrer qualquer tipo de agressão por causa de sua religião, opinião, liberdade de expressão e sexo.

Dizer não a homofobia, é provar acima de tudo que, se é um cidadão de bem, e uma pessoa evoluída socialmente, uma vez que ser homofóbico é o mesmo que ser criminoso perante a sociedade.

2 comentários em “Homofobia x preconceito

  1. aracnofobia.. medo de aranhas…
    homofobia.. medo de homossexuais…
    oq é fobia pra vc? odio ou medo?
    nao me façam rir.. nao tentem distorcer o significado das palavras em pro dos interesses politicos pelos quais voces se vendem…
    se uma pessoa é assassinada, sendo gay ou nao negro ou nao, NAO IMPORTA!
    a lei esta ai pra punir o criminoso, parem de querer ser mais do que os outros.. pois todos sao iguais perante a lei.. ou eu to errado, e a lei nem existe mais pq vcs querem se justificar? hipocritas.. acha que ninguem sabe das manobrinhas politicas imorais e CRIMINOSAS de vcs?

    • teu comentário foi super simplista, pois fobia não é apenas medo, mas também aversão, e quando se trata de homofobia dependendo do indivíduo que sinta esta fobia ou ele pode sentir medo ou aversão. E sim quando se mata uma pessoa independente de sua orientação sexual trata-se de um homicídio, mas o debate central aqui exposto pela jornalista é justamente a motivação desse crime e não o crime em si. Então use sua inteligência e leia novamente a reportagem, pois acho que continua fazendo confusão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s