Descaso com um ser humano

Ismael de Jesus Fonte Serra ( 38), ex-integrante da banda Astral da cidade de São Bento, encontra-se hospitalizado no Socorrão I, vítima de Psoríase  uma doença degenerativa da pele. O estado de saúde do músico é grave, por que segundo os médicos, a infecção está generalizada. A psoríase, é caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas, descamativas,em qualquer parte do corpo e pode  apresentar períodos de melhora e piora ao longo da sua evolução. A psoríase pode levar a uma piora na qualidade de vida dos pacientes, devido ao preconceito das pessoas que os cercam, embora a doença não seja contagiosa. A doença está correlacionada a depressão grave, e Ismael vinha lutando contra uma forte depressão.

O músico, sem ter conhecimento ainda da doença, foi rapidamente negligenciado por seus familiares, o que só contribuiu para que a doença evoluísse. Segundo Joyce Lopes Pinheiro, amiga de Ismael, todos suspeitavam que ele estava muito doente , pois definhava a cada dia. ” Muitas vezes Ismael tinha fortes dores, e fraqueza, diarreia ao ponto de não poder levantar-se da cama. E quando agente perguntava para os irmãos dele sobre o seu  estado de saúde, apenas diziam que estava cada vez pior, mas que mesmo assim ninguém se prontificava em levar o mesmo para um hospital”, afirma.

Ainda segundo outra amiga de Ismael, Carla Lopes Pinheiro, em certa ocasião em que a mesma foi visitar o amigo, ele chegou a pedir para ela que a mesma o internasse, pois não aguentava mais as dores que o acometiam, e por que estava muito fraco para sair da cama, não podia contar em ir sozinho ao hospital . Nessa mesma ocasião, foi que a amiga constatou que nos ferimentos da pele de Ismael existiam larvas e vermes.

” Fiquei chocada, quando eu vi aquelas larvas e vermes, saindo das feridas de Ismael. Pensei que fossem superficiais, mas logo vi que os vermes, circulavam por todo o corpo dele, abrindo feridas, despencando como frutos maduros, do rosto, dos pés”,  diz.

As amigas então sensibilizadas chamaram os irmãos e pediram ajuda para que o levassem ao hospital. Mas os irmãos, insensíveis, não se prontificaram em ajudá-las,e foi preciso que as amigas de Ismael chamassem a polícia para que entrassem na casa e o levassem até o hospital Djalma Marques ( Socorrão I).

A pele pútrida de Ismael causa um odor insuportável, e o vermes e larvas continuam corroendo-o e si multiplicando, e a doença se agrava cada vez mais. Desde a noite de sábado, dia 24 de novembro, Ismael espera uma intervenção cirúrgica no hospital Socorrão II, para a retirada dos vermes e larvas, bem como fazer uma completa raspagem de seus ferimentos.

Embora a cirurgia possa ser bem sucedida, os médicos , já alertaram que abrirão um inquérito no Ministério Público, contra a família de Ismael por maus tratos, pois os mesmos afirmam que a doença embora não tenha cura é tratável, e pode ser perfeitamente controlada, e que deixar uma pessoa definhar e apodrecer ao ponto de nascer vermes e larvas na carne não só é um ato de insensibilidade, mas também de desumanidade, e pode ser constituída como um crime.

9 comentários em “Descaso com um ser humano

  1. É muito triste e dessumano essa situação,vamos continuar na luta com a ajuda de DEUS e amigos ele vai se restabelecer e seguir em frente e fazer o q sempre gostou e fez de melhor que é tocar seu contra baixo e violao ,estamos torcendo por vc Smith Jhol.

  2. Gente olhar meu amigo Ismael dessa forma quase irreconhecível foi um choque enorme, como pode acontecer um descaso desse com um ser humano ? Estou colocando ele nas minhas oraçoes e tenho a certeza que Deus irá tirar ele dessa situação lastimável. Vamos Ajudar essa pessoa incrivel voltar a sua vida normal.

  3. Smith Jhol grande amigo e companheiro eu Flavio pinto Vocalista da BANDA ASTRAL DE SÃO BENTO e toda produção da banda o Leonel a Dona Cleide e mMUSICOS E AMIGOS estaremos lutando , orando pedindo ajuda e correndo atraz de pessoas para nos ajudar nesse momento dficil …. DEUS PAI TODO PODEROSO

  4. É lamentavel mesmo, mas o que é desumano mesmo sao esses familiares insensiveis que fizeram descaso da vida do ser humano, ainda mais sendo “familia”… Ministério publico deveria tomar mesmo as providencias em relaçao a esses familiares. E vc Carla esta de parabéns juntamente com as outras pessoas que ajudaram-o a ter mais uma oportunidade de lutar pela vida!
    Fiquei chocada com a noticia, mas Deus ama a todos e nao desampara aqueles que Nele confiam…

  5. Estou triste mas Deus vai ser por esse ser humano que se encontra nessa cama de um hospital sem carinho dos seus familiares fiquei chocada não sabia mas estou pedindo a todos os amigos que ele sempre trouxe alegrias para nós\tocando contra baixo ele sempre foi o mas moleque contando piadas depois dos ensaios sempre alegre nunca tinha momentos triste para ele o que mais achava engraçado nele que ele contava os problema dele ele mesmo fazia agente sorrir.Em nome da band
    a astral peço a todos os amigos que quiserem ajuda-lo.obrigado

  6. REPÚDIO ao Repúdio !!!

    Impressionante a capacidade ( ou seria INCAPACIDADE ), que alguns desocupados, cretinos e insensíveis tem de mesmo em momentos distintos, buscar promoção para sair do anonimato. Averdadeira FAMÍLIA de Ismael, deixa aqui o real esclarecimento e gratas considerações, às pessoas que realmente tem preocupações com um ser humano, em especial, ao Ismael:
    1- Inverídicas e descabidas as acusações de descasos da família; pois desde o início da doença e real diagnóstico feita em clínica particular (São Matheus-cidade operária), nunca faltou-lhe apoio familiar ou moral, pois a nossa conduta e boa índole, apesar de família com pouco poder aquisitivo (material) temos de sobra (diferentemente de alguns)*, dignidade, respeito e solidariedade tanto com os outros e principalmente com nossos familiares.
    2- A irmã de Ismael é quem desde o início “cuidou mais de perto”, por morar + próximo de sua casa, dando a logística imediata em tempo integral, assessorada pelos outros irmãos que de uma forma ou outra, fazem o que pode, por exemplo.
    Os(as) cretinas que postaram a difamação não mencionaram que a viatura da PM só foi acionada por falta de ambulância (MP tem conhecimento ?);que ele estava exatamente na casa de sua irmã, sob os cuidados desta dentro de suas condições,pois a maioria dos irmãos não tem renda própria (emprego fixo) e vivem de biscates;mesmo assim, o que é possível adquirir lhe é repassado em forma de alimento (tem tolerância, medicamentos, roupas, etc. ), pois apesar da doença crônica, progressão degenerativa,incapacidade de auto-sustento,entre outros os irmãos levaram-no com Laudo e toda a trajetória hospitalar,porém foi negado/vedado qualquer auxílio a este cidadão; a alegação do INSS= Instituto de Negação da inSeguridade Social: Não há motivo para encostá-lo/aposentá-lo (MP explicaria porque pessoas com saúde bem mais estável que a do Ismael estão aposentados ?, os cretinos implicados também sabem ?
    3- São aproximadamente 1 ano e meio que só a verdadeira família sabe o que se passa,dentre, buscar ajudas em hospitais, comprar remédios caros, exames com valores exorbitantes, internações através de propinas… (Queremos agradecer de coração, toda a ajuda de parentes próximos que contribuíram de formas diversas, + uma vez obrigado, à Dra. Andréa (Clínica São Matheus), que nos orientou e ale principalmente da gravidade da doeça, inclusive concedendonos um passaporte livre para a Clínica ( evitando pagamentos contínuos e sussessivos); ao Dr. Ségio Faray (Hospital Dutra- local de onde o Ismael, após muita luta conseguimos internálo, mas mesmo advertido pelo médico, por vontade própria não quis mais permanecer no hospital a ponto de ameaçar fugir e comprometr o hospital, médico e família- VALE RESSALTAR que a família, questionou desde o início aos médicos, uma possível alteração da sanidade mental do paciente, logo descartada por todos), mesmo assim à contra gosto da família apareceram amigos “irmãos de Igreja” ( só ele sabe quem são) que aceitaram a saída dele do hospital, daí então toda uma regressão no tratamento ( quase um mês no hospital e com melhora significativa) e consequente recaída até o quadro atual.
    4- Nos entristece é que em nenhum momento isto é frisado na equivocada postagem ( e quem postou se não sabe deveria saber, pois infelizmente estão interligados `a nossa família ). PS. Estaria agora, o Ismael, mudo, surdo, demente ou está sendo manipulado e exibido como bode expiatório do seu proprio infortúnio, e sem nesmo sabendo porque está sendo fotografado,filmado etc ? Em nenhum momento há relato de sua fala voluntária…
    5- Desde que foi à UPA (CO) via “camburão da PM”, já esteve por 02 vezes no corredor do Socorrão I e 3 vezes na Unidade Mista Bequimão, (talvez neste exato momento em que escrevo, já deva ter sido removido outra vez para o Socorrão, pois oque nos dizem é que ´não há como fazer os “procedimentos ” na Unidade Mista Bequimão), e só com muita inssistência da família, com receio que ele adquira infecção na pele já degenerada é que ficou até ainda pouco pela manhã) A mesma assistente Social? que supostamente acionará o MP, não esquecer de fazer realmente o seu papel Social…
    SE ALGUÉM tiver possibilidade de reencaminhá-lo de forma légal ao Dutra ou outro hospital compatível agradeceremos verdadeiramente, pois temos a consciência de que não é fácil o problema porém não estamos de braços cruzados, infelizmente isto é o tratamento que o governo brasileiro (que arrecada milhões para a Saúde), oferece à quem busca auxílio hospitalar, no maranhão não é diferente, isto é brasil ( minúsculo mesmo)*
    Finalizo, desculpando-nos (a família) com Leonel e sua Banda Astral, pela menção sem nosso conhecimento ( pois sabemos da sua retidão)* .
    6-De todo o processo de detecção da doença, acompanhamento médico/hospitalar, tentativas de internação, receitas, compras de medicamentos (alguns em torno de 200,00 ), consultas caras, transporte nem sempre possível, dentre outras dificuldades, sem falar no abalo sentimentel e psicológico (pois achamos que ninguém em sã consciência satisfaz-se com uma situação destas), somente os familiares e que não conseguem dar cabo de toda a demanda, é que sentem o real pesar…
    Atirar flechas não é difícil, soltar farpas também não, mas colocar-se no lugar do outro, inverter as posições e fazer o que realmente tem que ser feito, ´´e tarefa só para alguns iluminados, que mesmo no meio da tempestade tem que encontrar lampejos para não perder a decência.
    Obrigado à todos que nos tem apoiado de formas diversas e aos que venham nos apoiar, quanto aos outros, são e serão somente os outros .
    Que Deus ilumine os de boa vontade e conceda mais tempo de aprendizado aos que ainda não alcançaram esse estágio.
    SDS.
    (#)- O filho de Ismael está desde o início do ano em curso com a família de um dos seus irmãos, com escolaridade regular e todo o apoio logístico que lhe necessário.

    • realmente….. essas pessoas são CRETINAS, por estenderem a mão a uma pessoas q a propria familia fez um descazo enorme…. A IRMA DELE ( ISMAEL) CUIDOU TANTO DELE, NAO SO ELA COMO OS IRMAOS TODOS, QUE O ISMAEL, CHEGOU A FEDER PIOR Q UM ANIMAL MORTO ( EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO), E SEUS FERIMENTOS ESTAVAM DANDO BICHOS Q NO SOCCORAO 1 RETIRARA POR 2 VEZES BACIAS CHEIAS DESSES BICHOS…. Olha faça-me um favor…. A “FAMILIA” VEM ATRAVES DESSE BLOG ESCLARECER NAO O CASO ACONTECIDO, E SIM A VERGONHA POR TER REPERCUTIDO ATE MESMO EM SUA CIDADE NATAL (SAO BENTO). Pessoas q ja o visitaram no hospital pode constatar A VERACIDADE DOS FATOS, nao mencionarei nomes…. em fim… se os “FAMILIARES” TIVESSEM CUIDADO MESMO DO ISMAEL, SERA Q SEU CASO TERIA SE AGRAVADO TANTO, A PONTO DE DAR BICHO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s