O IBRAPP quebrando barreiras entre as desigualdades sociais

A sociedade brasileira, apesar de todo avanço que tem tido na implementação de políticas públicas para que uma inclusão social de todos os atores sociais possa ser de fato realizada, ainda é uma sociedade estratificada. Em razão disso, muitos não só se sentem excluídos, como vivem à  margem da sociedade que os encara como minorias.

Essa exclusão acaba gerando conflitos que resultam em crimes, prostituição, racismo, homofobia, exploração da mão de obra e marginalização da juventude que por meio disso cai no mundo das drogas.

projectos_escolas_es_monte_da_caparica_uma_mao_contra_a_exclusaoMas se esses crimes são oriundos da exclusão social, como se faz para combatê-los? Uma das medidas que o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas-IBRAPP tomou, foi criar ações sociais e agendas de políticas públicas em parceria com os órgãos públicos com o objetivo de promover a inclusão social dessas minorias e valorizá-las através de projetos que possam romper as barreiras das desigualdades e preconceitos.

Exemplo disso foram os seminários realizados pelo Instituto no ano de 2010 em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher do Maranhão – SEMU, onde formou-se uma agenda de debates e propostas acerca da inclusão social dos travestis que vivem em situação de vulnerabilidade social.Essa agenda, que ainda está em processo de  consolidação, contempla a possibilidade de troca de nomes judicialmente, programas e campanhas de combate às DST’s, emprego e geração de renda visando a redução da prostituição desse segmento.

Já para as comunidades quilombolas, que vivem quase reclusas da sociedade, o Instituto visa gerenciar projetos que as possibilite ter maior acesso e participação nas áreas da saúde, geração de renda, educação e cultura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s