O terceiro setor

A sociedade está dividida entre as esferas do setor público e  do privado, onde algumas vezes o interesse de ambas entrechocam-se gerando conflitos socioeconômicos e que resultam na estratificação da sociedade em classes sociais cada vez mais desiguais. Então se o setor público, que é aquele constituído pelo governo, não consegue sozinho atender as demandas da sociedade, e nem tão pouco o setor privado, uma vez que este se limita a obtenção de lucros, criou-se a partir daí a necessidade de um novo setor, onde o mesmo pudesse servir de elo entre o público e o privado, mantendo suas respectivas características.

terceiro setor O terceiro setor por conta disso, pode ser encarado como a mais pública das organizações privadas e talvez por conta disso, ainda não seja muito claro qual o seu verdadeiro papel na sociedade. De acordo com o escritor Carlos Montaño, em seu livro “Remando contra a maré”, afirma que o terceiro setor acaba desresponsabilizando o Estado de algumas de suas obrigações elementares diante da sociedade gerando com isso capitalização dos serviços públicos (2002: 17).

Todavia, se o autor critica essa postura, por outro lado essa mesma capitalização não pode ser encarada de forma negativa uma vez que as organizações do terceiro setor não possuem fins lucrativos.

Para Pedro Ivo, setor de controladoria doIBRAPP, a teoria de Carlos Montaño não corresponde com a visão e missão do Instituto que empenha-se em cooperar com o desenvolvimento social e econômico da sociedade civil. “O IBRAPP, como órgão consolidado do terceiro setor, vê essa parceria com o poder público como um exercício de cidadania, uma forma de auxiliar no crescimento do ser humano como verdadeiros cidadãos através da prestação de serviços, capacitação, inserção no mercado trabalho e outros meios que agreguem a ele a autoconfiança ora deficiente”, afirma.

De fato, o IBRAPP, ao longo de cinco anos de atuação, encara seus contratos com os órgãos públicos ou seus projetos não como desencargos do setor público, mas sim uma parceria, onde prestações de serviços atingem aquela parcela da sociedade onde o Estado sozinho não conseguiria atingir com maior eficiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s