Por um Maranhão mais qualificado

Ter um emprego e uma estabilidade financeira é uma das principais preocupações da população maranhense. O estado, segundo os dados estatísticos do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED), no primeiro semestre de 2013 gerou cerca de 220 mil empregos. Mas desse total apenas 3.288 mil profissionais são de fato efetivados em suas respectivas áreas de trabalho.

Maranhão--capacitação-profissional-IBRAPP--desemprego     Esse déficit, ainda de acordo com a GAGED, é um retrato da realidade do estado do Maranhão na escassez de mão de obra qualificada. Então se existe uma demanda significativa de emprego e escassa mão de obra qualificada, qual seria a solução para este problema?

De acordo com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP, o que falta no estado do Maranhão são iniciativas, projetos e programas que possam capacitar e qualificar profissionais para atender essas demandas de emprego, sobretudo, nos setores do comércio e prestação de serviços, que são os responsáveis pelo maior número de empregos no estado.

De fato na área do comércio entre os meses de janeiro e julho de 2013 foram gerados 56.405 empregos, enquanto que no setor de prestação de serviços foram 65.405. Este quadro prova que é preciso qualificar-se profissionais que atuam nessas áreas, e a melhor forma para isso, ainda de acordo com o IBRAPP, seria a implantação de cursos de capacitação onde, por exemplo, profissionais como operadores de caixa, marceneiros, mecânicos, cabeleireiros, pedreiros, artesãos, soldadores, cozinheiros e técnicos em informática seriam profissionalizados, o que contribuiria para a queda do déficit no número de empregados e também para estabilizar o nível de desemprego por falta de qualificação profissional.

por Lohanna Pausini Postado em Policial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s