Inclusão social aos deficientes visuais

     Ser deficiente visual é algo que, embora possa impor certas limitações, não pode ser jamais visto como uma impossibilidade para se viver de forma mais autônoma. De acordo com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP, os deficientes visuais para que possam atingir essa autonomia, precisam ter acesso por parte das autoridades competentes a um conjunto de políticas públicas que lhes possibilite essa inclusão social.

     Ainda de acordo com o IBRAPP, uma dessas formas de inclusão social é por meio de uma educação eficaz e participativa do sistema de escrita e leitura em braile onde não apenas os deficientes visuais se sintam capacitados a ler e escrever, mas também que a sociedade de modo geral tenha a dimensão da complexidade intelectual e cognitiva que o sistema em braile representa.

219     É nesse contexto que o IBRAPP, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Luis, promoveu oficinas de leitura e escrita em braile entre os dias 30/09 e 30/10 com o objetivo de socializar a importância desse tipo de conhecimento para que os deficientes visuais se sintam mais inclusos na sociedade.

   Para Derocy Dias (25), deficiente visual e professor de leitura e escrita em braile a principal importância dessas oficinas é tornar a sociedade a par das dificuldades que uma pessoa com deficiência visual enfrenta para se tornar inclusa na sociedade. “Nós precisamos mostrar para a sociedade que temos capacidade de não apenas ler e escrever, mas de viver de forma um pouco mais autônoma. Só precisamos de apoio nesse sentido”, afirma.

.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s