Corrupção x Excelência

     maquiavelSer um gestor público nos dias atuais é sem dúvida um grande desafio, sobretudo porque todas as formas de governo, ao longo da história sempre tiveram certo descrédito por parte do povo em aceitar uma legítima representatividade. Segundo grande maioria dos historiadores e cientistas políticos, esse descrédito dos governantes é fruto da corrupção que, injetada na política, retira do povo o verdadeiro poder da democracia.

      Mas, se essa insatisfação popular pelos governantes é fruto da corrupção então como assegurar o poder da democracia diante deste cenário?   Para o Promotor Cesar Faccioli a Lei 12.846/2013, a chamada Lei Anticorrupção é uma das ferramentas desenvolvidas pelo Brasil em atendimento as manifestações e protestos que ocorreram no ano passado, onde o povo exigia mais severidade no combate a corrupção. “A lei se inspira no modelo norte-americano. Ela deixa de fazer a abordagem apenas pela ponta do funcionário público e trabalha a questão da pessoa jurídica. Até a lei, a lógica da cultura brasileira de combate à corrupção, que tem se mostrado muito ineficiente, tratava a pessoa jurídica como coisa abstrata. E, sendo assim, historicamente, muito pouco ou nada se fazia”, relata o promotor de Justiça.

     Todavia, se o povo já não tolera nepotismo, fraudes, enriquecimentos ilícitios, fichas sujas, fraudes em licitações públicas, desvios de verbas públicas, manipulações econômicas e financeiras, falta de políticas públicas, oligarquias e abuso de poder, então qual seria o modelo ideal de um político que ao mesmo tempo em que represente o povo, consiga governar com equidade?

     Talvez por conta dessa indagação o tratado político de Maquiavel, O Príncipe, publicado no ano de 1532, continua tão atual mesmo após séculos desde a sua primeira edição. De fato, Maquiavel, continua influenciando muitos políticos, embora grande maioria deles não consigam manter o equilíbrio entre “ser amado e ser temido” como então instrui o filósofo para que se possa ser de fato um político que represente os interesses de um povo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s