Imprensa: o quarto poder

     A sociedade ocidental é categoricamente governada por três poderes constituídos: o executivo, legislativo e o judiciário. São esses os poderes que regem a vida de todos os indivíduos, pois é justamente por meio desses poderes que a gestão pública é executada e leis são elaboradas e aplicadas.

      Todavia, existe um poder que, embora não esteja atrelado diretamente a política, é capaz de influenciar as decisões dos indivíduos quando devem se posicionar em atos políticos ou mesmo no que tange a observância das leis. Este quarto poder é o da imprensa. Trata-se de um poder porque não só persuasões, influências e manipulações de informações ocorrem, como também é por meio dele que a sociedade busca um norte quando quer posicionar-se diante dos fatos que a ela interessam. Exatamente por isso que os jornalistas são comumente chamados de formadores de opiniões.

    Imprensa Mas se a imprensa tem tal poder é preciso que exista nele, assim como nos demais, uma diretriz para que persuasão e manipulação não sejam confundidas. O jornalista como formador de opinião, por meio de uma informação, pode tentar persuadir seu leitor, ouvinte ou telespectador de que aquilo é verdade e que precisa ser compartilhado por meio de uma opinião negativa ou positiva. Entretanto quando não existe essa possibilidade corre-se o risco de não persuadir, mas manipular a informação.

     Além disso, aceita-se  que a imprensa seja sensacionalista, pois uma de suas funções é causar sensações, desde que esse sensacionalismo seja produzido dentro da veracidade dos fatos. Assim, a imprensa enquanto quarto poder precisa ser entendida não apenas pelos jornalistas que são os formadores de opiniões, mas pela sociedade como um todo, pois só assim os indivíduos saberão quando estão sendo persuadidos e quando estão sendo manipulados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s