A pertinência das assessorias de imprensa e comunicação para as organizações

     378-voce_tem_medo_de_falar_com_os_jornalistasO que de fato faz um assessor de comunicação ou imprensa dentro de uma instituição ou empresa? Qual a sua importância e responsabilidades?Antes de responder estas perguntas, cabe lembrar que assessoria de comunicação e assessoria de imprensa são duas coisas distintas, pois enquanto a primeira busca estratégias para melhorar a comunicação tanto interna quanto externa de uma empresa, a segunda empenha-se apenas em criar um vínculo com a mídia.

     Mas, o fato é que o profissional dessa área, que é um jornalista, ocupa um cargo estratégico do ponto de vista das relações que um determinado instituto como o IBRAPP, por exemplo, tem com os seus diferentes públicos. Ele facilita através de seus releases, notícias e entrevistas um contato direto desse público com o Instituto. É, portanto, a ponte por onde deve transitar todas as informações e ações da empresa que assessora, pois só assim terá real capacidade para não só alavancar a imagem e trabalho da mesma diante da sociedade, como também prestar esclarecimentos para a mídia que é a janela por onde todos veem o mundo.

     Mas, o assessor de comunicação e imprensa, sozinho não pode de maneira alguma executar esse serviço, pois precisa da colaboração dos funcionários da empresa para qual trabalha, pois estes são as suas principais fontes de informações. Por isso devem estar sempre atentos em mandar para o assessor toda e qualquer informação e ação que a empresa executou ou pensa em executar. Não podem jamais vê-lo como um espião em busca apenas de notícias factuais, mas sim como um colaborador que busca valorizar o trabalho de cada um desses funcionários. E o que é mais importante, a relevância da atuação da empresa no cenário político social.

     O IBRAPP, por exemplo, tem prestado um significativo trabalho de combate à vulnerabilidade social por meio da gestão de projetos sociais como o Agentes do Verde e o Inclusão Produtiva, mas que sem a ajuda da mídia, embora não se tornem obsoletos, não poderiam jamais ser compartilhados com a sociedade como um todo, por que como já foi dito, esta é a janela por onde todos  se debruçam para enxergar o mundo. Uma nota ou notícia jamais morre após a leitura, antes ela repercurte fazendo o que se chama de feedback. Ou seja, transmite conhecimento e requerendo atitudes. E esta é a intenção do IBRAPP ao se relacionar com a mídia; publicizar as políticas públicas e levá-las para onde as mesmas se fazem necessárias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s