Os seis anos de atuação do IBRAPP: uma história de conquistas.

      IBRAPP-6-anos-gestão-pública-projetos-sociais-parceiro-do-poder-públicoHá seis anos era fundado o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas-IBRAPP, e sua inserção no cenário brasileiro no âmbito de levar políticas públicas àqueles menos favorecidos, deu-se de forma mais que oportuna, pois o país há muito tempo clama por programas e projetos que favoreçam uma articulação entre o setor público e a sociedade civil, pois é por meio dessa articulação que se pode obter o que se chama de inclusão social.

      Mas, como essa articulação é feita? De acordo com o diretor executivo do Instituto, Dr. Charles Mendes, as organizações como o IBRAPP, servem como tentáculos de apoio para que as políticas públicas possam atingir aquela parcela da sociedade onde elas se fazem mais precisas. De fato, o IBRAPP mesmo tendo apenas seis anos de atuação, já firmou-se como um grande parceiro dos órgãos públicos e já alcançou um nível de credibilidade que poucas organizações do Terceiro Setor possuem diante da sociedade.

      Exemplo disso são seus contratos que, capacitando profissionais da mais diversas áreas, estão em execução em muitos estados brasileiros como: Rondônia, Distrito Federal, Maranhão, Tocantins, Acre, Paraíba e Minas Gerais. Além disso, o IBRAPP vem se consolidando como parceiro do poder público na implantação de projetos que possam combater a vulnerabilidade social, como é o caso do projeto Inclusão Produtiva, que atua em Minas Gerais desde o ano de 2012, onde em parceria com o governo estadual tem proporcionado que pequenos empreendedores tenham espaço no mercado de trabalho, firmando-se, portanto, como mais um ponto de equilíbrio para que o índice de desemprego e pobreza no Brasil possa ser reduzido.

      ibrapp-politicas-publicasMas, o IBRAPP em sua missão de incrementar as políticas públicas em um país onde existem tantas desigualdades sociais, também preocupa-se em desenvolver atividades que possam contribuir na emancipação do jugo do preconceito daqueles considerados como minorias. Prova disso é a atuação do Instituto em ações sociais e projetos voltados para as comunidades quilombolas, ribeirinhas, crianças soropositivas e LGBT, que por meio do Instituto puderam ter acesso a seminários onde foram debatidas as políticas públicas de inclusão social desses segmentos junto aos órgãos competentes. Seguindo por esse mesmo viés, o programa Viva Mulher, que foi executado e gerenciado pelo IBRAPP entre os anos de 2011 e 2013, levou políticas públicas a muitas cidadãs pelo Maranhão afora contribuindo não só para que o índice de agressões e desigualdade contra a mulher fosse diminuído no Estado, como também incentivando na prevenção desse tipo de violência.

     Por fim, o IBRAPP é uma instituição comprometida com o meio ambiente e está sempre buscando novos métodos para a melhoria do mesmo. Exatamente por isso vem desenvolvendo projetos na área socioambiental, como é o caso do projeto Agentes do Verde que, implantado no município de Pinheiro-MA, tem capacitado muitos jovens e adolescentes como verdadeiros agentes ambientais.

      Mas, apesar de tantas atividades nesses seis anos de trabalho, o Instituto visa ampliar ainda mais sua área de atuação. Exatamente por isso mantém uma linha padrão de excelência na elaboração, gestão e execução de seus projetos e serviços. Isso fez do IBRAPP um grande parceiro dos órgãos públicos em muitos estados brasileiros, e  essa credibilidade também pode ser refletida em cada um dos colaboradores do IBRAPP, porque é por meio deles que todo esse progresso do Instituto perpassa. Assim, o IBRAPP juntamente com todos os seus colaboradores e parceiros só tem a festejar por esses seis anos de atuação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s