A Gestão Pública da Saúde

Posto de Saúde Ib Gatto

Posto de Saúde Ib Gatto

     Uma das principais preocupações da população brasileira ao depositar confiança em um gestor público é sem dúvida na gestão da saúde. Isso porque atualmente grande maioria dos hospitais públicos no Brasil não conseguem atender a todas as demandas em tempo hábil e de forma satisfatória. Essa carência tem gerado, no decorrer das décadas, um descrédito por parte da população no poder público em gerenciar uma saúde de qualidade.

     Mas, se a construção de novos hospitais públicos por si só, não tem conseguido sanar esse descontentamento, o investimento em gestão hospitalar pode ser uma das soluções mais cabíveis quando se trata em melhorar o atendimento dos hospitais públicos. De acordo, com o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP, entidade que vem atuando nessa área no Estado de Rondônia, a otimização dos serviços prestados pelos hospitais públicos é algo que precisa ser encarado como um fator de responsabilidade com a saúde pública por parte de um gestor.

     Ainda de acordo com o Instituto, muitas vezes um hospital público pode até ter todas as condições necessárias para ter um bom atendimento tais como médicos, equipamentos, medicamentos, leitos e especializações, mas se não for bem administrado os investimentos para cada uma dessas áreas nem sempre podem ser bem distribuídos e aplicados, e isso gera um grande déficit na gestão da saúde pública.Segundo o médico Marcio Sillos Marinho Falcão, contratado pelo IBRAPP para atuar no hospital de Base Ary Pinheiro em Porto Velho-RO como cirurgião ortopédico, a gestão de um hospital precisa está centralizada no âmbito da especialização e por conta disso ele aposta na parceria do poder público com a iniciativa privada para que essa especialização seja atingida. “É necessário que os serviços prestados na área da saúde sejam de primeira qualidade, e por isso mesmo se faz necessário a implantação da Educação Permanente para todos os membros da equipe de saúde, e uma das formas para que isso aconteça é por meio das parcerias entre todos os setores- público, privado e o Terceiro Setor “ afirma.

     O fato é que a prestação de serviço na área da saúde precisa não apenas de investimento em equipamento, infraestrutura ou mão de obra especializada como médicos capacitados, mas também de uma gestão de qualidade que permita aos hospitais públicos automia para a tomada de decisões quando o assunto é progresso no atendimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s