O IBRAPP lança proposta de Núcleo de Atendimento Psicossocial para Policiais

ABr07092013PZB_2996     Zelar pela segurança pública requer uma força policial qualificada não apenas no quantitativo de policiais, mas também no aprimoramento das condições em que esses policiais trabalham, pois é justamente no aprimoramento dessas condições que a segurança pública pode tornar-se eficaz.

     Uma das formas de se atingir isso, de acordo com a coordenadora de projetos do IBRAPP, Lílian Pantoja, é garantir um serviço especializado de apoio psicológico aos policiais que, diante da rotina de trabalho, sofrem cargas de tensões e estresse. ”O trabalho de um policial torna-se estressante à medida que deve combater o crime, pois o mesmo ver-se no papel de herói/agressor quando, por exemplo, deve vigiar e punir os atores da sociedade. Além disso, a própria natureza das atividades profissionais desses policiais interferem de forma significativa na saúde mental dos mesmos, causando um desequilíbrio na situação de herói/agressor em que constantemente os policias se deparam. É preciso que os policias  tenham não apenas um apoio psicológico, mas também um acompanhamento especializado que garanta a redução desse estresse e consequentemente a depressão”, afirma.

DSCF3841Contudo, ainda de acordo com a coordenadora, essa especialização precisa ser estruturada por meio da contratação de psicólogos que atendam especificamente os interesses do bem público, uma vez que o policial pode ser encarado como um servidor público. Segundo o policial Emílio Pinheiro (32), policial militar do Estado do Maranhão, esse tipo de trabalho seria de significativa importância para garantir o equilíbrio mental dos policiais ao serem cobrados como zeladores da segurança pública. “Somos cobrados constantemente por zelar pela segurança dos cidadãos, e por conta disso muitas vezes nosso trabalho nem sempre é bem visto pela sociedade quando devemos exercê-la com rigor”. Em contrapartida sofremos pressão por parte da corporação para manter a ordem pública, e por isso nos deparamos constantemente em situações que nos causa pequenos distúrbios psicológicos. Uma avaliação e acompanhamento desse quadro seria importante para exercemos nossa profissão”, afirma.

Cerimônia de Assinatura.

Cerimônia de Assinatura.

O objetivo do IBRAPP é justamente a criação de um Núcleo de Atendimento Psicossocial para as corporações; civil, militar, federal e rodoviária, com a finalidade de realizar acompanhamento de saúde preventiva aos policias por meio de avaliações psicológicas semanais ou mensais, intervenções por intermédio de oficinas, seminários e grupos operativos, promoção de espaços de reflexão sobre o trabalho e sua implicação, palestras, intervenções de “escuta” para superação de dificuldades, dentre outros.

O IBRAPP acredita que a execução desse tipo de serviço pode otimizar de forma significativa a atuação dos policiais, pois pode minimizar os problemas adquiridos durante o exercício das atividades, uma vez que muitos policiais se afastam do trabalho por licença concedida por profissionais da área psiquiatria, onerando assim o desenvolvimento dos trabalhos de toda a corporação.

Saiba mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s